segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Problemas de Hifenização

O Vasco Ferreira de Matosinhos, envio-me a seguinte questão:

Questão:
Boas tardes Luís
Estou com um problema de hifenização nos meus documentos que a gráfica diz ser problema meu, que não estou a conseguir resolver.

A gráfica com que geralmente trabalho, pede-me para enviar o trabalho não em PDF mas sim os ficheiros InDesign com todos os elementos, faço um ZIP da pasta de trabalho e envio em DVD, mas quando verifico a impressão do trabalho, a hifenização não esta como o meu ficheiro foi enviado, está com dentes de cavalo enormes e partições mal feitas.

O pessoal da gráfica, diz-me que é um problema da hifenização do meu InDesign, o que eu sinceramente duvido, para mim o problema será eles estarem a usar uma hifenização diferente à minha.

As questões que lhe quero colocar são as seguintes:
Porque razão acontece isto?
Existe alguma forma de ultrapassar isto?

Muito obrigado e queria agradecer-lhe pelo seu blogue, que me tem ajudado muito.

Vasco Ferreira

Resposta:
Olá Vasco Ferreira,
Em primeiro lugar, deixe-me lhe dizer que não é muito boa ideia enviar documentos INDD para a gráfica.
Se a gráfica não precisa de fazer mais nada no documento além da impressão, porque precisa de ter os documentos INDD?
Pergunte à gráfica se não pode enviar o trabalho em PDF em vez de INDD, é mais seguro.

Mas passando às suas questões, digo-lhe que as suas desconfianças puderam estar certas.

Isso pode acontecer devido a duas situações, pelo menos eu não estou a ver outras:

- Ao facto do InDesign da gráfica estar a utilizar configurações de hifenização e dicionário diferentes ao seu documento.

- A gráfica estar a utilizar uma fonte com o mesmo nome mas que seja ligeiramente diferente (geralmente acontece quando a fonte é convertida de Mac para PC ou vice-versa).

O que você tem de fazer é “embeber” a hifenização no próprio documento e assim abra onde abrir, irá sempre utilizar a hifenização do próprio documento.

Pelo que percebi, você não agrupa o trabalho, mas sim grava toda a pasta do trabalho num DVD, envia também as fontes do trabalho?

O InDesign tem a possibilidade de agrupar (fazer um pacote/package) com todos os elementos do seu trabalho, inclusive as fontes e hifenização.

Aconselho vivamente, sempre que enviar um trabalho para a gráfica, agrupar o seu trabalho através da opção “pacote/package” (menu arquivo/pacote) e seleccionar as seguintes opções:


Copiar fontes:
Copia todas as fontes que utilizou no trabalho.

Copiar gráficos vinculados:
Copia todas as imagens do trabalho.

Actualizar vínculos gráficos no pacote:
Altera os vínculos das imagens no local da pasta de pacotes.

Usar somente excepções de hifenização do documento:
Se essa opção for seleccionada, o InDesign sinalizará esse documento para que não ocorra seu refluxo quando ele for aberto ou editado por um usuário em um computador com configurações de hifenização e dicionário diferentes.

Verá que assim, não terá nenhum problema com a hifenização.

Espero ter ajudado.

0 comentários:

Enviar um comentário